Duração: 150 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Convivência - Térreo
Grátis - Sem retirada de ingressos
Data e horário
De 02/02 a 02/02
das 15h às 17h30
No dia 2 de fevereiro, data em que se celebra Yemanjá, o Afoxé Ilê Omo Dadá promove uma imersão nessa tradição ligada ao carnaval. O grupo, com 43 anos de história, inicia a programação com um cortejo e a lavagem das escadarias de entrada do Sesc Consolação. Em seguida, acontece um bate-papo, encerrando com uma apresentação interativa que convida o público a participar.
Fundado em 1980 pela Iyalorixá Wanda de Oxum e pelo Ogã Gilberto de Exu, o Afoxé Ilê Omo Dadá é um dos principais representantes das religiões de matriz africana no Brasil. Há mais de quatro décadas, o grupo abre o desfile oficial das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, mantendo viva a tradição do candomblé e homenageando um orixá a cada ano. Com sua corte, comissão de frente e charanga nos moldes das grandes orquestras africanas, o afoxé preserva e difunde uma das expressões mais antigas da cultura afro-brasileira.
A palavra “afoxé”, que no Brasil designa um tipo de bloco carnavalesco, tem origem no idioma iorubá, falado por povos da Nigéria. Segundo estudiosos, seu significado pode ser interpretado como:
O cortejo de afoxé é definido por seus elementos essenciais, que incluem o ritmo ijexá, cânticos, indumentárias, instrumentos musicais e rituais. A combinação desses itens dá forma ao Desfile de Afoxés, uma manifestação cultural que transforma as ruas em um espaço de celebração e resistência durante o carnaval.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.