Data e horário
De 09/11 a 09/11
15h às 16h30
Neste encontro, por meio da oralidade, Auritha Tabajara conta histórias ancestrais do seu povo que lhe são passadas por sua avó Francisca Gomes, e fala sobre a relação dessas histórias da oralidade com sua obra literária. Recentemente, em 2024, lançou Tuiupé e o maracá mágico, uma narrativa em versos que celebra o poder da infância e dos povos originários e tudo que pode acontecer quando nos permitimos sonhar. Mediação de Rita Carelli.
Auritha Tabajara é neta de Francisca Gomes, uma das maiores contadoras de história do povo Tabajara. Nasceu em Ipueiras, Ceará, é escritora brasileira, poeta, palestrante, oficineira e contadora de histórias, conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil. Tem textos traduzidos e participa de importantes feiras literárias. Sua obra principal, Coração na aldeia, pés no mundo (Uk’a Editorial, 2018), recebeu o selo Altamente Recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e está na Biblioteca do Congresso, em Washington, disponível para pesquisas. Auritha também dirigiu o filme A mulher sem chão e é membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB).
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.