Divulgação
Divulgação

Matinê de Terror: Não! Não Olhe! (“Nope”)

de Jordan Peele

Pompeia

Duração: 129 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Galpão

Gratuito, com retirada de ingressos 30 minutos antes no local.

Data e horário

De 01/02 a 01/02

01/02 • Sábado • 17h00
Divulgação
Divulgação

Um filme de Jordan Peele | EUA, 2022, 130 min

Uma dupla de irmãos, interpretada por Keke Palmer e Daniel Kaluuya, vivem em uma ravina solitária no interior da Califórnia. Após a morte súbita de seu pai, os dois herdam um rancho de cavalos voltado para produções de cinema e TV. Eles acreditam que a partida do pai pode estar relacionada a uma série de eventos estranhos vindos do céu.

Os protagonistas do terceiro longa-metragem de Jordan Peele, diretor de “Corra!” e “Nós“, acreditam ser herdeiros do jóquei que figura em uma série de fotografias de Eadweard Muybridge, que constituem um dos marcos fundamentais do surgimento da imagem em movimento. Em entrevista ao portal Empire, Peele diz: “O aspecto da história afro-americana a que o filme se endereça é, acima de tudo, a espetacularização das pessoas negras, bem como o nosso apagamento, pela indústria, por muitas frentes. Acredito que, de muitas maneiras, esse filme é uma resposta para a sequência de Muybridge, que foi a primeira série de fotografias postas em ordem sequencial para criar uma imagem em movimento, que era um homem negro andando a cavalo. Nós sabemos quem é Eadweard Muybridge, o homem que criou a sequência, mas nós não sabemos quem é esse homem a cavalo. Ele é a primeira estrela de cinema, o primeiro treinador de animais, o primeiro dublê de todos os tempos, e ninguém sabe quem ele é! Esse apagamento é parte do que os protagonistas desse filme estão tentando corrigir. Eles estão tentando reivindicar seu lugar de direito como parte do espetáculo. E o que o filme também aborda é a natureza tóxica da atenção e as armadilhas do vício humano em espetáculo.

 


Matinê de Terror é uma seleção de filmes que aborda um recorte temático dentro do gênero terror. Integrando a programação “Terror Noturno”, peça de teatro que estreia no dia 30/1 na unidade, o Sesc Pompeia realiza, em janeiro, uma breve matinê de filmes de terror em diálogo com o debate da presença de pessoas negras no cinema, na frente e atrás das telas. A partir do cinema negro de terror, a curadoria traz quatro títulos:

“A Noite dos Mortos Vivos” (1968) de George Romero,
“Corra!” (“Get Out!”, 2017) de Jordan Peele,
“8M – Quando a Morte Socorre a Vida” (2019) de Jeferson De,
“Não! Não Olhe!” (“Nope”, 2022) de Jordan Peele.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.