Nascido em Limoeiro do Norte (CE), Michael Pipoquinha é contrabaixista, compositor e produtor de grande destaque nacional e internacional. Atua profissionalmente desde os 11 anos, tendo conquistado notoriedade por seu virtuosismo precoce, reconhecido inclusive pelos renomados contrabaixistas Stanley Clarke e Victor Wooten.
Já dividiu o palco com grandes artistas brasileiros, como Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Yamandu Costa, Djavan, Gilberto Gil, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Chico César, Mestrinho, Ivan Lins, Toninho Horta, entre outros.
Seu mais recente álbum “Um novo tom” (2023) reforça o jazz fusion brasileiro, com o qual vem trabalhando há vários anos, e está entre os álbuns mais vendidos na categoria instrumental no Bandcamp.
Sua trajetória internacional inclui a passagem por diversos Festivais da América
Latina – Argentina, Uruguai, Colômbia e Bolívia, turnê pela Europa e Oriente Médio – Itália, Eslovênia, França, Letônia, Suécia, Suíça, Turquia, Irlanda, Israel e Istambul, com destaque para o Festival do Patrimônio (2019) em Paris, no qual abriu o show do Marcus Miller e do Festival Langnau Jazz Nights (2019) na Suíça que abriu o show do Ron Carter. Também foi convidado para participar do programa de jovens talentos do mundo promovido pela WDR Big Band na Alemanha (2015), no qual tocou juntamente com Jacob Collier e Chris Mehler. Esteve três vezes com a Latvian Radio Big Band na Letônia (2016/2018/2020) em concertos em homenagem ao Jaco Pastorius e tocando juntamente com a cantora portuguesa Maria Mendes e com o multi-instrumentista James Morrison.
Sua discografia começa com “Cearencinho” (2014) produzido por Arthur Maia, seguido por “Lua” (2017), Sandro Haick & Michael Pipoquinha – “Nosso Mundo” (2017), Michael Pipoquinha e Pedro Martins – “Cumplicidade” (2020) e seu último lançamento “Um Novo Tom” (2023) com selo da Umbilical Jazz Record e que está entre os álbuns mais vendidos na categoria instrumental no Bandcamp.
Michael Pipoquinha tem sido reconhecido internacionalmente por seus workshops e masterclasses, incluindo participações no Brazil Camp na Califórnia em 2019 e em uma Webinar da Berklee em 2020. Em 2024, ele conduziu um workshop na Berklee e participou do Bass Bash com Victor Wooten, Steve Bailey e John Patitucci. Além disso, ele está trabalhando em seu próximo álbum e em um projeto de trio com Munir Hossn e Hadrien Feraud.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.