Foto: Rita Perran
Foto: Rita Perran

Moda de Rock

Com Ricardo Vignini e Zé Helder

Birigui

Duração: 60 minutos

A14

atividade presencial

Grátis

Local: Área de Convivência.

Sem retirada de ingressos.

Data e horário

De 05/07 a 05/07

Sexta

Às 20h.

Foto: Rita Perran
Foto: Rita Perran

Os músicos Ricardo Vignini e Zé Helder levarão o público a uma viagem pelos grandes clássicos do rock internacional e nacional, adaptados de forma singular para a viola caipira. O repertório combina sucessos de bandas nacionais, como Mutantes, Novos Baianos, Ira! e Plebe Rude, e estrangeiras, a exemplo de Beatles, Nirvana, Queen e Led Zeppelin, que estão nos quatro álbuns lançados pelo duo.

O projeto Moda de Rock da dupla de violeiros nasceu quase como uma brincadeira. Em 2007, os dois, que também são professores, resolveram mostrar o potencial da viola caipira para os alunos e ao mesmo tempo reviver a trilha sonora da adolescência.

Em 2011, surgia o CD “Moda de Rock – Viola Extrema”, que logo conquistou a mídia, foi sucesso de vendas. Cinco anos depois, em 2016, foi lançado o CD “Moda de Rock II” e, em 2018, Moda de Rock Toca Led Zeppelin.

O quarto e último álbum do duo, Moda de Rock Brasil, de 2022, é dedicado exclusivamente ao rock nacional com arranjos para bandas como Mutantes, Raul Seixas, Novos Baianos, Joelho de Porco, Ira!, Plebe Rude, Dorsal Atlântica, Cólera, Camisa de Vênus.

Os músicos

Nascido na capital paulista, Ricardo Vignini é produtor, gravou cinco CDs na banda Matuto Moderno e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil. Tem 24 CDs lançados no total e completa em 2024, 33 anos de carreira.

Participou do CD Carbono do Lenine e do seu show no Rock in Rio 2016. Foi produtor e parceiro do violeiro Índio Cachoeira por 15 anos. É endorser da corda de viola americana D’Addario no Brasil, e violas Rozini, microfones Ehrlund. Entre apresentações e gravações, também tocou com Woody Mann, Bob Brozman, Macaco Bong, Maria Dapaz, Katya Teixeira, Socorro Lira, Picassos Falsos, Guarabyra, Tavito, Tuia, Spok, Liminha, Zé Geraldo, Emmanuele Baldini, Zeca Baleiro, Pena Branca, André Abujamra, Os Favoritos da Catira, Pereira da Viola, Carreiro, Levi Ramiro, Andreas Kisser, Paulo Simões. É proprietário do selo Folguedo, dedicado exclusivamente à música de viola.

Nascido em Cachoeira de Minas (MG), Zé Helder é violeiro, cantor e compositor. Seu mais recente disco solo, Assopra o Borralho (Folguedo/Tratore – 2015), foi escolhido como um dos melhores discos independentes do ano pelo jornal Correio Popular de Campinas. Desde 2010, integra o Matuto Moderno, banda com uma história de 15 anos e 5 CDs.

O violeiro é endorser das cordas D’Addario e das violas Rozini. Seus outros trabalhos em disco incluem No Oco do Bambu (Folguedo/Tratore – 2009), A Montanha (Pedralva – 2004) e Orelha de Pau (2002). Já tocou e gravou com Alzira Espíndola, Lucina, Ivan Vilela, Ceumar e vários outros artistas. Tem licenciatura plena em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música e em Contrabaixo Acústico pelo Conservatório Juscelino Kubitschek. Ocupa a cadeira de professor de viola pelo Conservatório Municipal de Guarulhos.

 

 

Show recomendado para maiores de 14 anos.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.