Duração: 90 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Tecnologias e Artes (4º andar)
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.
Data e horário
De 12/01 a 02/02
Voltada para famílias, a oficina abordará as principais técnicas de modelagem manual e observação, por imagens, de peças cerâmicas de culturas ancestrais brasileiras como principais referências e guia. Na arqueologia brasileira encontramos itens com significados para ambientes domésticos e ritualísticos com uma rica e elaborada variedade de formas e decoração, notável na cerâmica Marajoara, Tapajônica e do povo Asurini. Pelas técnicas do belisco e/ou acordelado, participantes produzirão peças em diferentes formatos e em livre expressão, podendo ou não ser decoradas, criando peças de cerâmica sem queima.
Atividade voltada para crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas de adulto responsável.
12/1 e 2/2: Tigela + animais
As pessoas participantes criarão uma tigela utilizando a técnica do belisco, e poderão criar também um pequeno animal que decorará a tigela.
19/1: Tigela acordelado + decoração com engobe
As pessoas participantes criarão uma tigela utilizando a técnica do acordelado, e poderão decorá-la com engobes (material que muda a cor da argila da cerâmica).
26/1: Vaso belisco
As pessoas participantes criarão dois pequenos potes utilizando a técnica do belisco, e então aprenderão a juntá-los para fazer um vaso e finalizá-lo com a técnica do acordelado.
Formado por Aline Aiba e Tiemi Higa, ceramistas desde 2014, a Insular é uma escola de cerâmica localizada na Vila Mariana, São Paulo, onde ministram cursos regulares e oficinas. A escola acredita que se deixar encantar pelo barro é a principal motivação do processo.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.