atividade presencial
Grátis
Local: Pérgola
Retirada de ingresso 30min antes da atividade na Bilheteria da Unidade
Data e horário
De 09/01 a 11/01
Dias 9 e 11/1, quinta e sábado, das 14h às 17h
Nessa oficina, a proposta é criar com barro figuras e cenas do cotidiano ou do imaginário de cada participante. Das heranças ancestrais, os chamados “Figureiros” são artistas oleiros do Vale do Paraíba, cuja arte é resultante de uma tradição ancestral, construída a partir da curiosidade e das experiências pessoais de cada artista.
O artesão que trabalha com o barro é chamado de oleiro. Mas essa denominação muda de região para região. Em alguns lugares essas pessoas são chamadas de figureiras, em outras de paneleiras. Das heranças ancestrais, uma das mais significativas manifestações artísticas são os “Figureiros”, que se autointitulam os artistas populares do Vale do Paraíba, cuja arte é resultante não de aprendizado sistemático ou ensinamentos formais, mas de uma tradição, da curiosidade ou das experiências pessoais do próprio artista. Nessa oficina, a proposta é recriar com barro (cru) figuras e cenas do seu dia a dia ou do seu imaginário.
Figureiros em Taubaté, o Ponto de Cultura Modelando Tradições Figureiros de Taubaté, cuja iniciativa foi da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, fundada em 2000, e que recebeu o titulo de Ponto de Cultura do Governo do Estado de São Paulo em 2009, numa ação conjunta com a Gestora Cultural Lani Goeldi. A arte de moldar figuras é uma antiga tradição em Taubaté e já virou referência na região, e a arte possui mais de um século e meio de tradição.
Retirada de ingresso 30min antes da atividade na Bilheteria da Unidade
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.