Foto: Divulgação
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Neurocognição e desenvolvimento humano

O impacto da competência motora no desenvolvimento humano integral

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade presencial

R$ 15,00 Credencial Plena
R$ 25,00 Meia entrada
R$ 50,00 Inteira

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 16/5. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 16/05 a 23/05

Sexta

19h às 21h30

Foto: Divulgação
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A neurocognição tem ampliado significativamente nosso entendimento sobre o desenvolvimento humano. Neste curso, dividido em dois encontros, vamos explorar descobertas recentes e refletir sobre como elas podem influenciar o aprendizado e a formação das novas gerações.

O processo de aprendizagem, embora variado em formas e métodos, está profundamente relacionado a fatores neurofisiológicos que afetam diretamente a forma como adquirimos e processamos o conhecimento. Entre esses fatores, destaca-se a importância do movimento corporal, essencial para o equilíbrio e a promoção da saúde física e mental, aspectos fundamentais para o desenvolvimento individual e coletivo.

Segundo dados da OMS de 2019, quatro em cada cinco adolescentes são sedentários, realidade que possivelmente se agravou com a pandemia de COVID-19. Diante desse cenário, é necessário compreender como o cérebro processa o movimento e como práticas corporais podem responder às demandas humanas de diferentes faixas etárias, promovendo uma vida mais ativa e saudável. O esporte, nesse contexto, destaca-se não apenas como ferramenta pedagógica, mas como um pilar para o desenvolvimento humano integral.

Com Leonardo Cursino, educador físico, especialista em Gestão do Esporte (FGV) e Psicologia do Esporte (FMU), educador há 30 anos, trabalhou em universidades e grandes clubes do esporte nacional; integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira de Basketball no RIO2016. Atualmente é preparador físico do CIAA do Esporte Clube Pinheiros e dirige a Syncoo sistemas de ensino.

Referências
ANSELMI, H.; Actualizaciones sobre entrenamiento de la potencia; Argentina, 10 ed Anselmi derechos, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, 1o e 2o ciclos, v. 7, Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física, 3o e 4o ciclos, v. 7, Brasília: MEC, 1998.
BRONFENBRENER, U.; A Ecologia do Desenvolvimento Humano: experimento naturais planejados; Porto Alegre, Artmed, 1996.
CARTA OLIMPICA. Lauzanne: Comite Olimpico Internacional, 2001.
GALLAHUE, D.; OZMUN, J.; Compreendendo o desenvolvimento motor: bebes, criancas, jovens e adultos; Sao Paulo, Phorte, 2005.
HUIZINGA, J.; Homo Ludens; 5 ed. Sao Paulo, Perspectiva, 2001.
Le BOUCH, J. Psicocinetica. Porto Alegre: Artes Medicas, 1986.
LENT, R.; Cem Bilhoes de Neuronios: Conceitos fundamentais da Neurociencia; Sao Paulo, Atheneu, 2001.

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