Foto: Sergio Fernandes
Foto: Sergio Fernandes

Num corre

Com Núcleo Iêê

Iorubrá

Sorocaba

Duração: 50 minutos

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência

Data e horário

15/11 • Sexta • 16h00
Foto: Sergio Fernandes
Foto: Sergio Fernandes

O espetáculo usa capoeira, dança, brincadeiras de crianças, música ao vivo e poesia marginal falada para comunicar e apresentar o corre dos becos e vielas, para materializar em cena as experiências vividas na periferia. Os artistas convidam as crianças a verem no ato de brincar as possibilidades de aprender; e os adultos a criarem uma válvula de escape em suas rotinas e a se conectarem com suas crianças interiores. 

Quando se é criança, a sensação de girar pode ser mágica. À medida que se cresce, porém, o encantamento proporcionado por ações corriqueiras como essa vai diminuindo e, por vezes, desaparece. Neste espetáculo, o Núcleo Iêê busca trazer à luz a simplicidade perdida com o passar dos anos. “Quando ficamos adultos, quanto tempo perdemos nos preocupando com tudo, menos com o agora?”, questionam os intérpretes-criadores.

Partindo da capoeira para a criação corporal e das vivências periféricas para as construções cênicas, o trabalho propõe uma vivência fragmentada em corpo, música e poesia que compara e conecta o paradoxo entre a correria infantil e o “corre” do adulto. Assim, os artistas convidam as crianças a verem no ato de brincar as possibilidades de aprender; e os adultos a criarem uma válvula de escape em suas rotinas e a se conectarem com suas crianças interiores.

A criação do grupo, formado por artistas da zona leste da capital paulista, parte do desejo de unir a capoeira com a dança, a música ao vivo e a poesia marginal falada para materializar em cena as experiências vividas na periferia. As investigações do coletivo constroem não apenas o material estético e semântico de suas produções, mas também retomam o direito de exercer e propagar a capoeira enquanto dança, luta e ação cultural. 

 

Ficha técnica:  

Direção: Rafael Oliveira  

Bailarinos: Alex Araújo, Fernando Ramos, Lion Lourenço, Juliana Farias, Rafael Oliveira e Talita Bonfim  

Músicos: Wesley Bahia e Duda Christina  

Poetas convidados: Juliana Jesus e Kenyt 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.