Duração: 50 minutos
atividade presencial
Local: Teatro | 1º subsolo
Um corpo humano e um bambu se bastam. Do encontro minimalista entre um bambu oco e um corpo de artista, recoberto de experiências, uma profusão de imagens e significados invadem o imaginário do público. Num vazio, se desenrola uma dramaturgia ilustrada por meio da poesia, do corpo, do vegetal, do gesto, do olhar, do som e da luz. O Vazio É Cheio de Coisa é uma síntese afetiva e visceral da relação desenvolvida por Poema Mühlenberg ao longo de seus 15 anos de aprendizagens, pesquisas e criações em arte corpo bambu.
Sobre a Cia.
Da interação artística entre corpos e bambus nasce a Cia. Nós No Bambu, em 2003, no Distrito Federal (DF). Sua arte inovadora é resultado de duas linhas de pesquisa continuada: 1) material – o bambu, a investigação de soluções construtivas e a criação de instrumentos acrobáticos com esta matéria-prima; 2) imaterial – a interação corporal cênica com as formas de bambu. Assim surge sua poética original e se desdobra a arte corpo bambu.
Desenvolvida e burilada em um processo de pesquisa continuada e redimensionamento permanente, a arte corpo bambu plasma fronteiras a partir do hibridismo de linguagens artísticas, métodos e produção de significados. Esse DNA multifacetado, entrelaçando dança acrobática, teatro e instrumentos artesanais de bambu deu origem a seis espetáculos e diversas performances, números, ações formativas e projetos especiais.
A poética do grupo é o desdobramento artístico do Sistema Integral Bambu, criado, pesquisado e aprimorado por Marcelo Rio Branco, desde o ano 2000. Marcelo é professor formado em Educação Física pela Universidade de Brasília. O interesse em aprofundar as pesquisas de possibilidades cênicas e criativas da relação entre corpo e formas de bambu culminou na provocação de Marcelo para que Poema Mühlenberg produzisse a primeira montagem da companhia, em 2008. Desde então, sob o comando de Poema, a Cia. soma a participação de diversos artistas em seu elenco e a colaboração valorosa de tantos outros em seus processos criativos.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Intérprete criadora: Poema Mühlenberg
Direção: Edson Beserra
Coreografia: Edson Beserra e Poema Mühlenberg
Colaboração Coreográfica: Ana Flávia Almeida
Cenografia e Bambuzeria: Poema Mühlenberg
Projeto de Rigging e Confecção de Corda Artesanal: Daniel Lacourt
Trilha sonora/Direção musical: Samuel Mota | Gravado e Masterizado em Zarabatana Records por Samuel Mota
Vozes: Camila Becker
Instrumentação: Samuel Mota
Concepção de Luz: Emmanuel Queiroz – Trupe do Cerrado
Operação de luz: Dodô Giovanetti
Rigger: Denis Inoue
Figurino: Poema Mühlenberg
Costureira: Ester Ponte
Colaboração em Cenotecnia e Rigging: Jackson Prado
Audiovisual: Mills Audiovisual e Estúdio Carbono
Fotografia: Diego Bresani
Programação Visual: Daniel Grilo
Coordenação de Comunicação/Assessoria de Imprensa: Anamaria Mühlenberg
Preparação Corporal: Pratique Movimento
Produção de Circulação e executiva: Felipe Junqueira
Realização: Cia Nós No Bambu
Esta ação integra o projeto Princípio Motor, no eixo Equilíbrio.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.