Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi

Outros negros na história do Brasil

Com Ademir Barros dos Santos, doutor em educação, coordenador da Câmara de Preservação Cultural do NUCAB

Iorubrá

Sorocaba

A14

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Oficinas

Retirada de senhas 1 hora antes.

Data e horário

14/11 • Quinta • 19h00
Foto: Mirella Ghiraldi
Foto: Mirella Ghiraldi

Na narrativa tradicional sobre os mais de 300 anos de escravidão atlântica, parcas são as menções sobre resistências; assim, passam a certeza de que a negritude, por covardia ou leniência, nada fez para romper com o destino que a Europa lhe impôs. Pois bem: então, como se explica Chica da Silva? Chico Rei? Luís Gama? Tereza de Benguela? Isso porque a África, de fato, não é um continente que caiu do céu em 1500 e, ao atingir a superfície do Atlântico, o fez com tal violência que espalhou assustados e acovardados escravos pretos por todos os cantos, desse lado do oceano.  
Narrando algumas das revoltas pequenas e grandes, greves, tramas, sincretismos e quilombos, essa palestra procura lançar um tanto de luz, embora tênue, sobre as pesadas sombras propositais que a história oficial insiste em projetar sobre a negritude. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.