Foto: David Campesino
Foto: David Campesino

PALMASOLA – uma cidade-prisão (BOL/SUI)

KLARA-Theaterproduktionen

MIRADA - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas

Santos

Duração: 105 minutos

A14

atividade presencial

Local: Casa da Frontaria Azulejada

Este espetáculo é itinerante.

Foto: David Campesino
Foto: David Campesino

PALMASOLA – uma cidade-prisão 

Palmasola é uma cidade-prisão em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), uma área amuralhada onde vivem detentos e seus familiares, repleta de comércios e regida por normas próprias. Trata-se de mundo paralelo, com grandes abismos sociais e econômicos, e que foi palco de uma batida policial, em 2018, de uma violência sem precedentes. Este espetáculo site-specific do grupo suíço KLARA, em parceria com artistas bolivianos, baseia-se na realidade da penitenciária e recria o seu ambiente, partindo da história fictícia de um viajante estrangeiro, preso por contrabandear cocaína. Por meio de suas desventuras, defronta-se com questões de direito e justiça, entende como a população cria suas estratégias de sobrevivência e adapta-se à lógica desse regime social.

A KLARA-Theaterproduktionen, fundada em 1991, desenvolve um grande projeto a cada dois ou três anos. A companhia, cujo diretor artístico é Christoph Frick, tem explorado diferentes linguagens teatrais, novas dramaturgias e a combinação de modos de performance ficcionais e documentais, em produções criadas por processos coletivos. Nos últimos anos, o trabalho da KLARA tem se concentrado em questões sociais, de participação social e ecologia. 

FICHA TÉCNICA
Elenco: Jorge Antonio Arias Cortez, Omar Callisaya Callisaya, Nicola Benjamin Fritzen e Mario Tadeo Urzagaste Galarza
Direção e cenário: Christoph Frick
Diretor técnico: Lorenzo Ariel Muñoz
Vídeo: David Campesino
Música: Bo Wiget e mais
Dramaturgia: Carolin Hochleichter e Jhonnatan Torrez
Turnê: Philip Decker
Assistente de produção: Alejandra Rea
Direção de produção no Brasil: Palipalan Arte e Cultura
Coproduzido por: Goethe Zentrum (Santa Cruz de la Sierra), Kaserne Basel (Suíça) e Theater Tuchlaube Aarau (Suíça)
Apoiado por: Fachausschuss Tanz und Theater (Kanton Basel-Stadt/ Suíça), Pro Helvetia (Suíça), Migros Kulturprozent (Suíça), Ernst Göhner Stiftung (Suíça), Stiftung Edith Maryon (Suíça) e Parrotia-stiftung (Suíça)
Ensaio para temporada apoiado por: Pro Helvetia (Suíça) e Fachausschuss Tanz und Theater (Kanton Basel-Stadt/Suíça) 

www.klara-theater.ch | @klara_theater

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.