Duração: 180 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Terraço (17º andar)
Vagas limitadas. Retirada de ingressos 1h antes, na Central de Relacionamento (2º andar).
Data e horário
De 20/05 a 20/05
O Pint of Science é um festival internacional de divulgação científica que mobiliza cientistas ao redor do mundo para compartilhar com a sociedade as suas mais recentes pesquisas. Em um formato acessível e informal, os profissionais conversam com o público sobre temas relevantes da Ciência, em bares, cafés, restaurantes e espaços públicos. No Brasil, o Pint of Science completa 10 anos na edição de maio de 2025 e se tornou uma ferramenta importante de popularização e disseminação da Ciência e por fomentar a aproximação entre cientistas e público em geral.
O encontro na unidade discutirá a crise climática global, que tem sido alvo de grupos negacionistas e conteúdo para produção e disseminação de mentiras nos canais digitais. Os especialistas convidados apresentarão ao público a importância do combate ao negacionismo climático e de que modo a ciência contribui para a implementação de políticas públicas que beneficiem as pessoas e o meio ambiente do qual dependemos e estamos inseridos. Mediação: Marcela Riccomi Nunes (Pint Of Science São Paulo).
Os temas apresentados e as convidadas serão:
1.”A destruição da nossa fábrica de chuvas”, com Luciana Gatti
O desmatamento da floresta Amazônica é uma realidade que interfere diretamente na dinâmica não apenas de áreas rurais, mas, também, de áreas urbanas no Brasil e no mundo. O resultado da perda da cobertura vegetal na Amazônia acarreta a redução da quantidade de vapor d’água lançada na atmosfera, diminuindo a produção de chuvas e aumentando a temperatura. Essa dinâmica coloca em risco a produção agrícola, a saúde, a economia e acelera o avanço da própria mudança climática, evidenciando a necessidade de um plano de sobrevivência que envolva setores públicos e privados.
2. “Justiça climática para quem?”, com Thalita Gonçalves
Os fenômenos climáticos extremos atingem mundialmente toda a humanidade, porém, impactam as populações vulnerabilizadas de maneira desproporcional, escancarando ainda mais a desigualdade no Brasil. Nesse sentido, é necessário um debate público profundo sobre as necessidades da criação e fortalecimento de ações e políticas públicas voltadas à mitigação e prevenção de tragédias anunciadas, na maioria das vezez, em áreas periféricas da cidade.
A consumação de comes e bebes no local deverá ser pago à parte.
Luciana Gatti
É professora, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Gases do Efeito Estufa do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Atua em pesquisas na área de mudanças climáticas, focadas no entendimento do papel da Amazônia na emissão e absorção de gases de efeito estufa e o efeito do desmatamento e das variáveis climáticas nestes balanços, sendo uma das pioneira nesse tema. Coordena projetos de cooperação internacional em parceria principalmente com NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), Universidade do Colorado, Universidade de Leeds, Leicester, Wageningen, Edimburgo, entre outras.
Thalita Veronica Gonçalves e Silva
Defensora pública em São Paulo e coordenadora do Programa de Justiça Climática e Direito Ambiental da Escola da Defensoria Pública (EDEPE) e da Comissão de Justiça Ambiental e Climática da ANADEP (Associação Nacional dos Defensores Públicos). Atua como coordenadora do Comitê de Meio Ambiente da BPW Brasil. Graduada em Direito pela USP, com especialização em Direitos Humanos e Acesso à Justiça pela FGV, sua atuação destaca-se pela participação em eventos globais, como a Conferência da Água da ONU e a Cúpula dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Marcela Riccomi Nunes
Coordenadora do Pint of Science São Paulo. bióloga, professora, mestra em saúde pública, doutora em psicobiologia e possui 20 anos de vivência na educação formal e informal, desenvolvimento de pesquisa científica, criação e coordenação de cursos livres e de extensão, de organização de eventos científicos.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.