Que instrumentos são estes? (foto: divulgação)
Que instrumentos são estes? (foto: divulgação)

Que instrumentos são estes?

Com Valdir Maia e Maurício Narutis

VEM

Data e horário

De 23/07 a 27/07

Terça a Sexta

11h30 às 12h30

Que instrumentos são estes? (foto: divulgação)
Que instrumentos são estes? (foto: divulgação)

Você sabia que os instrumentos que compõem uma orquestra são divididos em famílias ou naipes, como em um baralho? Sabia que o tamanho do instrumento está relacionado ao som grave ou agudo que ele emitirá? Qual a diferença entre um violino e uma viola de arco? E entre um trompete e um trombone? Aproveite o horário de pausa para o almoço para conhecer de perto estes instrumentos.

 

Dia 23/7 – violino e viola de arco;

Dia 24/7 – flugelhorn, trompete e trombone;

Dia 25/7 – violoncelo e contrabaixo acústico;

Dia 26/7 – bombardino, trompa e tuba.

 

Valdir Maia iniciou seus estudos de violoncelo aos 19 anos na então ULM – Universidade Livre de Música tendo como professores Watson Clis (UNIRIO) e Marialbi Trisolio (OSESP). Formado em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Paulista de Artes e pós-graduado em Pedagogia das Cordas para o Século XXI. Atuou artisticamente na Orquestra Jovem Tom Jobim, Camerata Erudita, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre outras. Leciona, desde 2001, em projetos musicais como Projeto Guri e Guri Santa Marcelina e, desde 2015, no Centro de Música do Sesc Vila Mariana.

Maurício Narutis estudou trompete com Reginaldo Farias, Gilberto Siqueira, Naílson Simões, Edgar Batista (“Capitão”) e Charles Schulueter (1º trompete da Boston Symphony), e formou-se bacharel em trompete pela Escola de Comunicação e Artes – USP, tendo como mestres, Sérgio Cascapera, Aylton Escobar, Gilberto Mendes e Villy Corrêa. Na UNICAMP, estudou com Edmundo Hora e Rafael dos Santos. Como arte educador, seu trabalho junto à prefeitura de São Paulo foi publicamente reconhecido pela então Secretária de Educação como “destaque e de relevante contribuição para a sociedade paulistana”, no ano de 1998. Trabalhou em diversos lugares, como Escola UTTA, IAE, Prefeitura Municipal de São Paulo, projeto de Big Bands nos CEUS, GURI Santa Marcelina e EMESP. Atua no Centro de Música do Sesc Vila Mariana desde 2000.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.