Amanda Nainá dos Santos | Título: Contemplando território | 2022 | Aquarela sobre papel
Amanda Nainá dos Santos | Título: Contemplando território | 2022 | Aquarela sobre papel

Roça é Vida

Curadoria e parceria entre a Associação Museu Afro Brasil e a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro

Registro

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço Expositivo

Sem retirada de ingressos.

Data e horário

De 21/09 a 02/02

Terça a Domingo

Ter a sex, das 13h às 22h. Sáb, dom e feriados, das 10h às 19h.

Amanda Nainá dos Santos | Título: Contemplando território | 2022 | Aquarela sobre papel
Amanda Nainá dos Santos | Título: Contemplando território | 2022 | Aquarela sobre papel

O Sesc Registro realiza a itinerância da exposição Roça é Vida, proveniente de um resultado de ações em parceria entre a Associação Museu Afro Brasil e a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro. A exposição não só contribui com o fortalecimento da autoestima da população local, mas também com o aprendizado referente aos conhecimentos ancestrais pertencentes às comunidades quilombolas.

A exposição surgiu com o intuito de implementar um projeto que contribua com a salvaguarda e a extroversão de bens e memórias dos quilombos do Estado de São Paulo. Após ser apreciada por 130.755 visitantes no Museu Afro, a exposição terá a itinerância para o Sesc Registro. A abertura acontecerá no dia 21 de setembro e sua realização acontecerá até o dia 02 de fevereiro de 2025. 

A vinda da exposição Roça é Vida para Registro oportuniza ao público visitante o contato mais próximo e o conhecimento histórico de uma importante comunidade tradicional de nossa região – o Quilombo de São Pedro, localizado no município de Eldorado. A exposição não só contribui com o fortalecimento da autoestima da população local, mas também com o aprendizado referente aos conhecimentos ancestrais pertencentes às comunidades quilombolas. 

As ações da exposição Roça é Vida culminaram na curadoria compartilhada que reuniu os originais e reproduções das ilustrações e recortes de textos dos livros Roça é Vida de Viviane Marinho e Na companhia da produção do Dona Fartura: uma história sobre cultura alimentar quilombola de Laudessandro Marinho. Fotografias, objetos de trabalho, de uso cotidiano e do acervo do quilombo, sementes crioulas e o vídeo documentário Quilombo São Pedro: Modo de ser e viver, compõem acervo.

Ressalta-se o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, que é caracterizado pelo ciclo da Roça de Coivara, que parte de um conjunto de saberes e técnicas de interação com todos os elementos da natureza, flora e fauna, e são passados de geração em geração, para alimentar as famílias da comunidade. Em 2018 o Sistema Agrícola Tradicional dos Quilombos do Vale do Ribeira foi reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Exposição Roça é Vida em Museu Afro Brasil Emanoel Araújo | Foto: Henrique Luz

Exposição Roça é Vida em Museu Afro Brasil Emanoel Araújo | Foto: Henrique Luz

Leia aqui a matéria completa sobre a exposição no Sesc Registro, o Quilombo São Pedro e o sistema agrícola tradional quilombola.



VISITAÇÃO

De 21 de setembro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025.
De terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

AGENDAMENTO DE GRUPOS
Para agendamento de visitas mediadas pelos educadores da exposição, preencha o formulário neste link.

Grátis. Classificação livre.

Acessibilidade
Alguns materiais audiovisuais que são exibidos na exposição possuem tradução em libras e legenda. As obras e objetos expostos possuem identificação e legenda.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.