atividade presencial
Grátis
Local: Sala Ômega - 8º andar
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Vagas Limitadas.
Data e horário
De 24/01 a 26/02
Das 10h às 12h
Nesse curso vamos passear por pratos da cultura alimentar caipira de São Paulo. Sua formação, alimentos, objetos e “causos”. Cozinharemos, prosearemos e comeremos pratos caipiras, mas de uma forma diferente: todos serão feitos somente com ingredientes de origem vegetal.
O milho é um alimento fundamental na formação da culinária caipira em São Paulo, uma cozinha que reflete um verdadeiro caldeirão cultural, com fortes influências gastronômicas dos povos indígenas, além das influências afro e luso-brasileiras. Neste curso, que será composto por três oficinas, faremos uma imersão nos pratos tradicionais da cultura alimentar caipira de São Paulo, explorando suas origens, alimentos, utensílios e histórias. Vamos cozinhar, conversar e saborear pratos típicos caipiras, mas com um diferencial: todas as receitas serão preparadas apenas com ingredientes de origem vegetal.
O milho, como um dos pilares centrais da alimentação caipira, desempenha um papel importante na região histórico-cultural conhecida como Paulistânia, que abrange o estado de São Paulo e outras áreas das regiões Sudeste e Sul. Nosso objetivo é dar visibilidade à rica cultura alimentar local, celebrando as histórias e tradições dos territórios. Queremos incentivar o uso de produtos regionais e, ao propor uma abordagem diferente – com receitas exclusivamente à base de vegetais -, ampliar o repertório gastronômico e nutricional dos participantes.
Serão três oficinas: pratos salgados caipiras, doces tradicionais e uma dedicada às múltiplas possibilidades do milho.
Faixa etária: A partir de 16 anos
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.