Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vanitas

Semana da Cena Italiana Contemporânea em São Paulo

Scena Italiana

Belenzinho

Duração: 50 minutos

A14

atividade presencial

Local: Sala Espetáculos II (3° andar)

Venda presencial a partir do dia 4/12, às 17h. Limite de 2 ingressos por pessoa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Giovanfrancesco Giannini, Fabio Novembrini e Roberta Racis são jovens artistas da dança, oriundos da Itália meridional e insular (Nápoles, Sicília e Sardenha). Em Vanitas, partindo de uma reflexão sobre a vanitas como gênero pictórico, reinterpretam na contemporaneidade a iconografia da vaidade em relação ao tema macro da crise de nosso tempo. Inquietação, crise de pensamento, vazio de sentido: a vaidade como lei do mundo.

Na História da Arte, pinturas feitas no estilo vanitas (gênero comum nos séculos XV, XVI e XVII na Europa) desejam lembrar a efemeridade da vida, a futilidade de buscar prazeres e a certeza da morte. Símbolos vanitas frequentemente incluem caveiras, lembranças inevitáveis da morte; frutas apodrecidas, que simbolizam a decadência trazida pelo envelhecimento; bolhas, fumaça, relógios e ampulhetas, que evocam a brevidade e a natureza efêmera da vida.

Após a sessão do dia 12/12, haverá bate-papo com os artistas e mediação de Renan Marcondes.

Giovanfrancesco Giannini é coreógrafo e dançarino. Seus trabalhos foram apresentados em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Santarcangelo Festival, FOG Triennale Milano Performing Arts, Fabbrica Europa, CCDC Festival Hong Kong, Secret Florence e Autunno Danza. Em 2019, foi um dos vencedores do edital Crossing The Sea, e em 2020 foi selecionado entre os artistas italianos para o projeto CRISOL – creative processes, Boarding Pass Plus. Seu primeiro trabalho, “CLOUD” (2022), foi selecionado para a Nid platform – open studios 2021 e Tanzmesse – open studios 2022. Em 2023, é um dos artistas apoiados pelo R.O.M – Residencies On the Move, Creative Europe.

Fabio Novembrini é coreógrafo e dançarino baseado em Florença. Entre suas realizações mais importantes estão: ser artista Aerowaves Twenty22 com o projeto “Esercizi per un Manifesto Poetico” (2022); artista italiano escolhido para “Duetto a tre voci” (2019), projeto em parceria entre o C.S.C. de Bassano del Grappa e o Circuit-Est Centre Chorégraphique de Montreal; e performer na exposição “Marina Abramovi¿. The Cleaner” no Palazzo Strozzi (2018). Desde 2017, é professor de Dance Well e, a partir de 2018, colabora com a Fundação Palazzo Strozzi para o projeto “Corpo Libero”. Em 2015, foi selecionado para o projeto europeu Dancing Museums e, no mesmo ano, integrou o Balletto di Roma.

Roberta Racis é coreógrafa e dançarina. Em seu trabalho, explora as possibilidades de interação entre movimento, voz e ritmo. Ela já dançou para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e para o Balletto di Roma. Desde 2018, desenvolve sua pesquisa coreográfica como artista convidada em diversos projetos europeus e internacionais (Performing Gender, D&D Dance and Dramaturgy, Crisol – creative processes). É artista Aerowaves Twenty22 com o projeto “Esercizi per un manifesto poetico”. Atualmente, como intérprete, colabora com Alessandro Sciarroni, Enzo Cosimi e Francesco Marilungo. A partir de 2024, será professora de Dance Well – movimento e pesquisa para Parkinson.

Renan Marcondes é artista e pesquisador, representado pela OMA Galeria. “Desaparecer: ausências do corpo na arte contemporânea”, sua tese de Doutorado premiada pela USP, foi publicada em 2023 pela Annablume. Atualmente, realiza pesquisa de Pós-Doutorado no departamento de Filosofia da FFLCH. É diretor do Núcleo de Criação em Dança Pérfida Iguana, com o qual atualmente desenvolve a pesquisa “Sem conteúdo de dança”, contemplada pela 35ª Edição da Lei de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

SCENA ITALIANA – Este espetáculo integra a programação da quarta edição da SCENA – Semana da Cena Italiana Contemporãnea em São Paulo que tem o mérito e o privilégio de encerrar um ano significativo: o dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, marcado por diversas iniciativas destinadas a celebrar e a revitalizar o vínculo entre a Itália e o Brasil.

FICHA TÉCNICA
Criação: Giovanfrancesco Giannini, Fabio Novembrini e Roberta Racis
Desenho de Luz: Valeria Foti
Desenho do Som: Samuele Cestola
Coordenação Técnica – Turnê – TURNÊ: Mattia Bagnoli
Produção: Körper Centro Nazionale di Produzione della Danza
Co-Produção: Santarcangelo Festival e Théâtre L’Aire Libre | St Jacques de Lande | Le Joli Collectif
Apoio: Primavera dei Teatri | Fattoria Vittadini |Centro di Rilevante Interesse per la Danza Virgilio Sieni | Istituto Italiano di Cultura di Parigi

Vanitas é apoiada pela rede R.O.M (Residencies On the Move) do Théâtre l’Aire Libre – Le Joli Collectif em colaboração com Balsamine (Bélgica), Santarcangelo Festival (Itália), Le Grütli (Suíça), Théâtre Prospero e Teatro Periscopio (Canadá).

 

Limite de 2 ingressos por venda/atendimento. Todos que adquirirem ingressos com desconto devem apresentar o seu comprovante na entrada. (Credencial Sesc, Estudante, Aposentado, Servidor Escola Pública…) – Os benefícios são individuais e intransferíveis.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.