Duração: 60 minutos
atividade presencial
Local: Teatro
Venda de ingressos nas Bilheterias Sesc SP a partir de 29/1, às 17h
O trabalho é uma célula do projeto “Fabulações Simpoéticas”, que o coletivo circense A Penca desenvolve há cerca de quatro anos e que investiga a relação criativa entre mulheres e árvores. Após passar um período acompanhando o serviço de poda de árvores de São Paulo e coletando troncos, galhos e histórias, as artistas propõem uma ressignificação das matérias naturais que seriam descartadas como lixo pela grande cidade.
Inspiradas por estudos sobre natureza e gênero, utilizando práticas de movimentação aérea de circo e manipulação de objetos, transformam pedaços de árvores em protagonistas e parceiros cênicos, confabulando possibilidades de estar em relação e inventar mundos.
Numa cidade cinza e coberta de asfalto e prédios como é São Paulo, a remoção de uma árvore do espaço público costuma tocar até os corações mais duros. Para além da discussão das causas dos tombamentos, a remoção em si costuma desencadear experiências sensíveis. Homens com suas ferramentas trabalhando por horas, às vezes dias, no esquartejamento das gigantes (muitas mais velhas do que eles próprios); a via coberta por enormes pedaços de troncos; o cheiro de madeira e serragem; um clima estranho e especulações sobre a tragédia que poderia ter acontecido. Algumas espécies mais dramáticas, como a Tipuana, choram sangue ao serem cortadas. Depois de tudo terminado, sobra um buraco no espaço; a vista demora para se acostumar; a luz muda; o som muda; os passarinhos vão embora, o asfalto fica mais quente.
Com Andréa Barbour, Bárbara Francesquine e Maria Carolina Oliveira.
Ficha técnica
Concepção, pesquisa, direção e escrita cênica: A Penca
Provocação dramatúrgica: Noel Rosas (Uruguai)
Produção: Dente de Leão Cultural(SP)
Ilustração e Identidade visual: Priscila Avelin (Recife)
Fotos: Aline Braga (SP)
Desenho e operação de luz: Letícia Trovijo (SP)
Orientação no trabalho corporal: Ilana Elkis (SP)
Trilha sonora original: Flaira Ferro (Recife)
Figurino: Heloisa Faria (SP)
_
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.