Duração: 60 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Convivência - Térreo
Grátis - Sem retirada de ingressos
Data e horário
De 12/01 a 12/01
das 15h às 16h
Com coreografia e concepção de Tainara Cerqueira e Priscila Borges, a Cia de Dança AfroOyá apresenta a performance YêYê, inspirada na dança e na ancestralidade da Deusa africana Oxum. A performance explora o poder da fecundação da vida humana e os elementos naturais que essa divindade representa, destacando sua importância para a existência e a continuidade da vida.
Baseada na dança afro-brasileira, YêYê é criada, interpretada, cantada e tocada por mulheres negras, celebrando a força feminina que Oxum personifica. Além de ser a divindade da fertilidade e da criação, Oxum ensina o valor do cuidado consigo mesma antes de se dedicar aos outros — ela cuida de suas joias antes de cuidar de seus filhos. O que podemos aprender com esse ensinamento? A performance YêYê reflete sobre essa pergunta, convidando o público a um momento de dança, introspecção e beleza.
Oreyêyê Oxum!
A Cia de Dança AfroOyá foi fundada em maio de 2017, nascida do projeto Dança Afro Contemporânea para Todos. Essa iniciativa começou como uma turma de dança afro que, ao longo do tempo, desenvolveu grande habilidade na técnica da dança afro contemporânea sob a orientação da professora Tainara Cerqueira.
A Cia tem como missão compartilhar e dialogar com o público a alegria da dança afro, sempre com um olhar histórico e político. Suas criações trazem a simbologia das matrizes africanas para reinterpretar as relações e experiências do mundo contemporâneo, construindo pontes entre a tradição e a modernidade.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.