Sobre a Revista E 

Criada em 1994, a Revista E é a publicação do Sesc São Paulo, com periodicidade mensal, que realiza mediação cultural e promove diálogo do Sesc com seus públicos, a partir de conteúdos jornalísticos dos mais variados assuntos e temas de interesse público e institucional. Distribuída gratuitamente nas unidades do Sesc no estado de São Paulo, a Revista E também está presente no ambiente digital, no portal do Sesc, no aplicativo Sesc SP e nas redes sociais, configurando-se como um espaço para o encontro de múltiplos saberes; para o exercício do pensamento crítico; para o encontro de ideias e do diálogo com o outro; e para o exercício de criatividade.

A publicação é também um memorial, à medida que sintetiza, organiza e reúne aquilo que o Sesc desenvolve mês a mês. Funciona ainda como espaço para a apreciação estética, para o exercício do belo e para provocar o estranhamento, abrindo o contato com o novo.

Como uma publicação editorial jornalística, a Revista E é feita a partir de critérios essenciais:

  • busca da pluralidade de temas, profissionais, abordagens e perspectivas.
  • uso de recursos de texto variados, como reportagens, artigos, entrevistas, ensaio fotográfico, seção literária e notas.
  • organização por seções, facilitando o entendimento da publicação pelos leitores.
  • periodicidade criteriosa, estabelecendo este vínculo e compromisso mensal com o leitor.
  • e o cuidado em pensar pelas diferentes áreas de atuação do Sesc.

Alicerçada no tripé informar, ampliar repertório e promover apreciação estética, a Revista E é construída, edição por edição, mantendo-se em sintonia com as ações do Sesc, em suas programações nas unidades operacionais e em seus programas permanentes.

Conheça as seções da Revista E

Em cena – Imagem de registro de uma programação do Sesc no mês anterior (em geral, espetáculo de dança, música, teatro, circo) e sua respectiva legenda.

Dossiê – Notas com destaques da programação do Sesc no mês vigente.

Entrevista – Em formato pingue-pongue (perguntas e respostas) com um profissional de relevante trajetória na sociedade.

Reportagens – Reflexão, em texto jornalístico, sobre um tema relevante da sociedade na atualidade e que se relaciona com a ação programática do Sesc.

Bio – Perfil que relata a vida e a trajetória de alguma personalidade do meio cultural já falecida.

Matéria Gráfica – Reportagem visual que apresenta uma sequência de imagens sobre o tema proposto, extraído de alguma programação do Sesc, com um texto introdutório de mediação e um texto de serviço.

Em Pauta – Dois artigos produzidos por pesquisadores acadêmicos ou especialistas, refletindo sobre um mesmo tema proposto.

Encontros – Excertos da fala, editados em primeira pessoa, resultante do bate-papo realizado por uma personalidade convidada para a reunião do Conselho Editorial da Revista E, além de uma versão em áudio com a íntegra da conversa.

Inéditos – Seção literária da publicação. A cada edição, um/a autor/a convidado/a ocupa o espaço, com produções originais nas linguagens do conto, poesia, crônica, quadrinhos etc. Seção também é composta por ilustração original desenvolvida por artista convidado/a, que produz a partir do tema proposto.

Depoimento – Excerto editado em primeira pessoa de alguma personalidade que esteve presente na programação do Sesc.

Almanaque – Seção de notas com dicas e curiosidades sobre São Paulo, a partir de um recorte temático, numa linguagem textual que se aproxima de um almanaque.

P.S. – Seção que encerra a publicação com texto autoral produzido por um colega funcionário do Sesc São Paulo, a convite da equipe da Revista E, cujo tema se relaciona ao de uma das reportagens da mesma edição.


Fale conosco: revistae@sescsp.org.br

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.