por Taís Ribeiro
Educador de Atividades Musicais, Pedro Beviláqua, durante aula no Centro de Música no Sesc Consolação
Uma experiência para todos! É assim que começamos a falar do Centro de Música do Sesc Consolação. Desde seu surgimento na década de 70, até os dias de hoje, é um local de aprendizado e trocas de experiências coletivas sobre música.
A palavra música deriva do grego “musiké téchne”, a arte das musas. Considerada uma arte que combina sons e silêncio, a música tem ritmo, harmonia e melodia, que muitas vezes são agradáveis aos ouvintes.
Desde que conseguimos identificar os sons, a música está presente em nossas vidas, como uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos e no Centro de Música você tem contato com instrumentos, harmonia, canto, notas, partituras e muitas maneiras de conhecer o se fazer música.
Música como profissão
O Centro de Música do Sesc Consolação tem professores que trazem uma formação acadêmica muito importante, promovendo essa integração e compartilhamento de conhecimento com seus alunos. O intuito da multiplicação de saber, tanto na parte teórica, como na prática, já transformou vidas por aqui.
Como a do professor e doutor em musicologia Bob Souza, que iniciou seus estudos como aluno do Centro de Música na década de 80, se profissionalizou e, hoje, é um dos conceituados professores que fazem parte do time do Centro de Música do Sesc Consolação.
Referências
Alguns dos nomes que passaram pelo Centro de Música fizeram história na música brasileira e mundial como, maestro Alberto Jafet e maestro Samuel Kerr. Além disso, tivemos como professores o maestro João Maurício Galindo e o maestro Fábio Tagliaferri.
Tecnologia e música
No final dos anos 80, o Centro de Música trocou de nome e acrescentou o termo “Experimental”, então, ficou conhecido como Centro Experimental de Música. Nesta época, surgia no mundo, e em especial no Brasil, a música eletrônica e a dance music. O Centro Experimental de Música virou referência, pois seu estúdio era um dos mais modernos da época, sendo responsável pela produção e gravação do disco Plural (1995), do músico alemão Hans-Joachim Koellreutter, por exemplo.
Nos anos 2000, já com o retorno do nome de Centro de Música, surge uma nova metodologia de ensino informal e coletiva, como um dos principais instrumentos para a democratização da linguagem musical.
Público
Difícil é encontrar alguém que não goste de música e esse interesse movimenta algumas pessoas a procurarem, sejam amadoras ou não e de diversas idades, a aprenderem e trocarem experiências sobre música.
O objetivo principal do Centro de Música do Sesc Consolação é de despertar o interesse e explorar a musicalidade existente em cada um dos alunos.
Curiosidades
O Centro de Música do Sesc Consolação guarda uma memória importante para a formação e o contato de seus alunos com a música. Além disso, muitos nomes da música brasileira já estiveram por aqui, como o compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal, que, em 05 de maio de 2002, apresentou o workshop “Hermetismo Pascoais” em nosso espaço. Na atividade ele criou durante o evento uma partitura, a “Brasil que vai, Brasil que vem”, e dedicou ao Centro de Música do Sesc Consolação. Portanto, todas as vezes que você entrar no Centro de Música, é possível ver na parede esse registro eternizado.
Hoje em dia
A programação de cursos do Centro de Música é muito diversificada e procura atender todos os tipos de públicos, de crianças a mulheres grávidas, de jovens ao público 60+.
A parte educativa que o Centro de Música desempenha aos seus alunos é muito maior do que o aprendizado musical em si, mas é um caminho para o desenvolvimento de outras habilidades, como a coordenação motora, a comunicação, o trabalho em grupo e, por que não dizer, a afetividade.
Quem são nossos Educadores de Atividades Musicais
Sheila Ferreira
Educadora musical licenciada em Música pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP. Formação em terapia corporal pelo Instituto Neo-Reichiano Lumen. Pós-graduada no curso Música na infância: intervenção e investigação, pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH), e no curso Saberes populares para a arte e a educação nas vivências da Carroça de Mamulengos, pela Casa Tombada. Formação essencial no método Arte do ser cantante, desenvolvido por Cecília Valentim. Educadora do CM Consolação nas áreas de voz e musicalização. Foi preparadora vocal do elenco do CPT, dirigido por Antunes Filho. Compositora de obras no livro Canto, canção, cantoria – como montar um coral infantil, de Gisele Cruz (Sesc, 1997). Integra os grupos vocais La Once (octeto vocal feminino) e Rock’n’voice (sexteto vocal).
Solange Assumpção
Educadora musical e regente coral. Mestre em Música pela UNESP, desenvolvendo pesquisa sobre o canto coral na educação musical, sob a orientação de Martha Herr; estudos de regência com Abel Rocha e Naomi Munakata. Certificada em Somatic Voicework (níveis 1, 2 e 3) e aluna de Joana Mariz. Em 2017, participou do 11th Symposium on Choral Music, em Barcelona. Foi professora da EMESP e da FASCS. Desde 2001, é membro da equipe de educadores do Centro de Música do Sesc. Conduz o Grupo Madrigueiros desde a sua criação, em 2010. Integra o Música Vocal Grupo de Estudos, criado por Vítor Gabriel, desde seu início, em 2019.
Pedro Beviláqua
São crianças, jovens, adultos e o público da terceira idade que ao descobrirem o Centro de Música, compartilham o gostar de música em um ambiente descontraído e sensível à experimentação musical, e, aprendem por meio de um método de ensino coletivo, que favorece a integração entre as pessoas e com seus educadores.
Iniciou suas atividades musicais na Escola Municipal de Música de São Paulo e é bacharel pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Foi primeiro violoncelo da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara da USP e Orquestra Arte Barroca; hoje, desenvolve a música popular no violoncelo com o grupo Cello Choro. Como educador musical, atuou no Projeto Guri e nas escolas Rudolf Steiner e Manacá. Desde 2014 leciona música para crianças e adultos no Centro de Música do Sesc Consolação.
Bob Souza
Doutor em Musicologia e Interdisciplinaridade pela Unesp, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, especialista em Estruturação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes e bacharel em contrabaixo acústico pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, com curso de extensão em jazz e improvisação pela Universidade de Louisville (KY). É autor do Livro A canção infantil urbana, dos processos criativos à sala de aula. Atualmente é professor do Centro de Música do Sesc Consolação e do Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM.
Conheça mais sobre música
Para você que gosta de música, sempre teve vontade e curiosidade em aprender, venha nos visitar. Estamos sempre de portas abertas para receber as pessoas e interessados em nossos cursos. A música é o que nos rege, mas são as pessoas que nos fazem ter o ritmo e a harmonia necessária para continuar.
Nossa programação de cursos em sescsp.org.br/centrodemusica.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.