Márcia Kambeba - Foto: Divulgação
Márcia Kambeba - Foto: Divulgação

Curumim Wirá e os encantados

Com Márcia Kambeba

Avenida Paulista

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Crianças (3° andar)

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Data e horário

De 25/10 a 25/10

25/10 • Sexta • 10h30
Márcia Kambeba - Foto: Divulgação
Márcia Kambeba - Foto: Divulgação

Contação da história “O curumim Wirá e os encantados”, escrita por Márcia Kambeba. Na cultura indígena, contar histórias é uma forma de transmitir e perpetuar saberes que contribuem para o equilíbrio espiritual e para a manutenção da cultura e vivência de uma nação. Contar histórias é um ato de carinho e amor, pois quem conta, coloca sentimento na sua forma de transmissão. A mãe conta histórias ao filho ou filha até vê-los adormecer. Histórias recontadas, histórias criadas, histórias que o tempo não apagou. Aprendemos a valorizar a natureza e a nos sentir integrantes desse todo através das narrativas em que nos são apresentados, por exemplo, a Matinta, o Curupira, o Mapinguari, a Iara, o Boto, entre outros, cada um com sua função de ser protetor de um legado.

A história “O curumim Wirá e os encantados” trata da inclusão na educação e apresenta elementos da cultura indígena através do cotidiano escolar de um menino indígena. Wirá vivia na aldeia e ia todo dia para escola, mas tinha dificuldade em ler e escrever, não entendia as explicações da professora no mesmo tempo dos colegas e, por isso, sempre tentava fugir da aula para fazer o que gostava: nadar, brincar, subir nas árvore e procurar o curupira de quem ele era muito fã. No decorrer da história Wirá recebe ajuda dos encantados, entre eles o próprio curupira, e seu rendimento na escola melhora. Ele também aprende ouvindo as narrativas dos anciões sobre a cosmo percepção de seu povo, sobre a cultura, a memória entre outros fatores que fortalecem a identidade de menino indígena.

O livro foi elaborado para ser usado como ferramenta pedagógica para abordar temas como inclusão e diversidade na escola, identidade cultural, respeito às diferenças e a importância da convivência harmoniosa com grupos socais diversos.

– Abertura com os cantos “Cantiga de rio” e “Dona Maria”
– Contação da história “O curumim Wirá e os encantados”
– Cantos “Jamaxim Cultural” e “Assobio Matíntico”

Márcia Kambeba tem Graduação em Geografia pela UEA/AM, Especialização em Educação ambiental, Mestrado em Geografia pela UFAM/AM e faz Doutorado em Linguística pela UFPA/PA. No Doutorado sua pesquisa envolve as narrativas orais e os saberes e fazeres de seu povo. Como escritora tem nove livros publicados, e mas cinco para serem lançados em breve. Tem um trabalho litero-musical com cantos e poesias autorais onde trata da questão ambiental e sobre a cultura, memória e identidade dos povos indígenas. Canta e compõe em tupi Kambeba. Faz contação de histórias onde trata da relação que devemos ter de cooperação, união e amor com a natureza através do cuidado, envolvendo os seres da floresta. Além disso, faz formação para professores envolvendo a utilização de materiais que podem ser usados para promoção da cultura e identidade indígena.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.